Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Verônica

VERÔNICA é professora da rede municipal e agora, na iminência de se aposentar e passando por sérios problemas pessoais, está exausta e sem a paciência. Um dia, na escola em que trabalha, ela percebe que ninguém veio buscar Leandro, um aluno de oito anos e decide levá-lo em casa. Ao chegar no alto do morro, encontram a polícia e muito tumulto. Traficantes mataram os pais da criança e querem matá-lo também. Verônica foge com o menino. Ela procura ajuda e descobre que a policia também está ligada ao assassinato. Sem poder confiar em ninguém, ela decide esconder o garoto.
Verônica é um filme agitado. Por um momento, mas apenas por um, me lembrou o filme alemão "Corra Lola, Corra", embora este seja muito mais eletrizante. O filme aborda inúmeros assuntos como decadência do ensino público, desrespeito com os professores, sistema de saúde abominável, violência e corrupção de policiais.
O que me intriga é que mesmo com essa gama enorme de assuntos a serem tratados, o filme fica repetitivo e previsível. Em cada cena você se encontra "adivinhando" o que vai acontecer, inclusive, se você for cinéfilo [- ou não], conseguirá prever as falas também. Não tenho dados se o filme foi feito com pouco orçamento ou não, mas fica nítido que a fotografia, entre outros, foi infeliz, dando a impressão de ser um filme caseiro. Os personagens parecem perdidos entre si. Não sei o que aconteceu com Maurício Farias (diretor), para deixar os atores tão desconectados. Andréa Beltrão faz bem seu papel, embora não tenha nenhum desempenho espetacular, dando minha preferência à sua atuação divertidíssima em "A Grande Família", também dirigida por Maurício. A única coisa que salva na trilha sonora é a música da primeira cena, que vem com B. Negão empolgando o espectador. Depois disso, não espere escutar mais nada. Só músicas de tensão, enquanto Verônica foge incansavelmente de "todo mundo", que acabam com o climax ao invés de proporcioná-lo. O filme também conta com um fabuloso final... Clichêzão.

Marcadores: , ,

1 Comentários:

Blogger Diego Mesquita disse...

Vanessa,

Antes de mais nada, obrigado por aceitar o convite de dividir (acho até que vai escrever mais que eu) este humilde espaço comigo e, claro, compartilhar sua visão bem mais técnica, ensinando a este pequeno curioso.

Não obstante discordar das críticas quanto ao filme, gostei do seu texto. Ao contrário de você, enquanto assistia "Verônica", na companhia de nada mais de 5 pessoas, ficava inebriado a cada cena de ação, com o coração na boca à espera do desfecho, torcendo pela agora "família". Para tanto, talvez tenha contribuido a sala de projeção. Discordo veementemente quando diz que a atuação da Andréa não tem nada demais. É o que de melhor vi da atriz até hoje. Está soberba. Leva o filme "nas costas".

Nada contra o final, também. Paremos por aqui para não chegarmos a vias de fato.

Beijos e aguardo, ansioso, sua próxima aula.

29 de agosto de 2009 às 00:04  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial