Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

domingo, 16 de agosto de 2009

Cine Majestic

Tendo como pano de fundo a famigerada “caça às bruxas” – perseguição aos aos comunistas ou simplesmente aparentes vermelhos – que infelizmente assolou boa parte do mundo, Cine Majestic (The Majestic, 2001) é impecável. Um belíssimo e comovente filme, dirigido por Frank Darabond [Um sonho de Liberdade, 1994] e (muito bem) escrito por Michael Sloane.

Peter Appleton (Jim Carrey) é um jovem e ambicioso roteirista de cinema que, por engano, é perseguido pelo governo macartista. Peter tem seu grande roteiro confiscado pelos congressistas. Atordoado, o jovem se envolve num grave acidente que lhe subtrai a memória. Peter acorda numa pequena cidade do interior da Califórnia e é confundido com um ex-guerrilheiro, referência ali e filho do dono de um cinema – The Majestic. Sem parâmetros, Peter Appleton, agora “Luke”, admite sua nova e entusiasta família.


The Majestic
consegue, ao longo de seus 152 minutos, ser crítico sem deixar de ser ufanístico, característica dos filmes norte-americanos.


Jim Carrey, primoroso, emplaca mais uma grande atuação no drama (a exemplo de Man on the Moon e The Truman Show), sem perder sua inerente graça, em perfeita sinfonia com Martin Landau, prova que pode facilmente transitar, incólume e com igual desenvoltura, por outros gêneros. Prova cabal de que é um excelente ator.


Com um roteiro que me fez lembrar o clássico italiano “Cinema Paradiso” (Nuovo Cinema Paradiso, 1988), de Giuseppe Tornatore, ouso dizer que The Majestic é "Cinema Paradiso" deste século.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial