Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Linha de Passe

Linha de Passe – A vida é o que você faz dela (2008), de Walter Salles e Daniela Thomas, é ambientado na periferia da maior metrópole do país, e traz à baila um típico retrato de grande parte das famílias brasileiras.

Matriarca de uma família visivelmente desestruturada, Cleusa (Sandra Corveloni*) é uma empregada doméstica, mãe de quatro filhos (à espera do quinto) – sem pai; Dênis é o filho mais velho, pai e motoboy (há algo mais comum do que ser motoboy em São Paulo?); Dinho (José Geraldo Rodrigues) é frentista e recém convertido. Sua história nos traz a verdade das igrejas, abarratodas de fanáticos religiosos buscando algum refúgio em palavras ao vento. Dario (Vinícius de Oliveira) traz consigo o mais batido de todos os cenários: um rapaz humilde, cujo sonho de ser jogador de futebol nos parece a única saída para poder proporcionar uma melhor vida aos seus; junto à sua história, tomamos conhecimento do submundo do futebol, das peneiras, onde os esquemas ditam as regras. E Reginaldo (Kaique de Jesus Santos), o único negro dos irmãos, se vê “rejeitado” por sua condição racial e é persistente na empreitada de conhecer seu pai. Tem como maior sonho dirigir um ônibus.

Linha de Passe merece sua atenção dado que nunca é demais lembrar a caótica situação porque passa a maior parte de brasileiros neste país, ainda que muitas vezes esta realidade nos pareça algo muito distante - muito embora esteja logo ali. O filme traz a realidade nua e crua, doa a quem doer.

São brasileiros vítimas de um sistema cruel [e vigente!], que concentra a riqueza na mão de pouquíssimos, cabendo aos demais a árdua labuta, com seus vencimentos irrisórios.

Linha de Passe é um soco no estômago necessário e imperdível.

----

* Premiada na categoria “Melhor atriz” em Cannes, 2008.

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Blogger daparafuseta disse...

Talvez eu tenha que revê-lo.
Mas esse filme me decepcionou.
Bom mesmo do Walter Salles com a Daniela Thomas é o espetacular curta: "Loin du 16e"/ 'Maria cheia de Graça' que faz parte dos 18 curtas do filme "Paris, te amo". Esse sim é imperdível.

13 de agosto de 2009 às 23:09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial