Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias

O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006), de Cao Hamburguer, é um filme nacional, ambientado no Brasil da década de 70, que aborda a ditadura pelos olhos de uma criança – Mauro, interpretado por Michel Joelsas.

Mauro é uma criança tipicamente brasileira, i.e., fanático, aficionado por futebol que, por conta da ditadura, perde seus pais, exilados, temporariamente. Vale alinhavar aqui: apesar da ditadura, o país parecia incólume, dado que respirava o Mundial do México.

A primeira frase da obra é emblemática: “...O goleiro fica sozinho, esperando pelo pior.”

Não obstante o ritmo moroso, tal qual o cinema europeu, O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias não chega a cansar. Pelo contrário, quando se aproxima disto, eis que tem início a Copa do Mundo de 70 – mais um tema abordado na obra, com preciosas imagens da vitoriosa trajetória brasileira no torneio. O que marca a linha do tempo, aliás, é a Copa do Mundo.

Há de se lamentar o desnecessário (e demasiado!) hebraico, sem legenda!, proferido por alguns personagens ao longo da trama. Ininteligível.

Uma cena que merece destaque é uma onde o pequeno Mauro, jogando futebol de botão, retira o goleiro da meta. O diretor Cao nos parece pontuar: o goleiro, que no início esperava sozinho, agora não mais espera – nem mesmo pelo pior.

O longa conta também com participações ilustres, como as de Caio Blat, Liliana Castro e do falecido Paulo Autran.

O premiadíssimo filme de Cao Hamburguer é sensível e merece destaque. Vale o seu tempo.

Marcadores: , ,

1 Comentários:

Blogger daparafuseta disse...

Esse filme é pura poesia.

12 de agosto de 2009 às 00:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial