Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O ceticismo dá o tom - "Notícias de uma guerra particular"

Notícias de uma guerra particular (1999) é um louvável registro documental de Kátia Lund e João Moreira Salles.

Tido como um dos melhores filmes brasileiros contemporâneos pela Revista de Cinema e vencedor da competição nacional de documentários do festival É Tudo Verdade, Notícias de uma guerra particular precede o famigerado e polêmico longa de sucesso Tropa de Elite, de José Padilha. A diferença entre ambos é pouca. De início, a primeira diferença é óbvia: um é documental, ao passo que o seu sucessor é ficcional. Ademais, na obra de Lund e Salles, são ouvidas as três partes envolvidas nesta ininterrupta guerra, quais sejam: os bandidos, a polícia e, claro, o morador. Cumpre, portanto, seu papel social e jornalístico plenamente.

Em Notícias.. não há nada muito diferente de tudo que já vimos por aí. O que assusta, sim, são os relatos dos bandidos, impiedosos, frios. De resto – mas nem por isso menos importante –, o documentário traz à tona os conhecidíssimos problemas que cercam aqueles menos desfavorecidos: salários irrisórios que não lhes permitem almejar nada além de sua própria subsistência (ainda assim, com muita dificuldade!), invisibilidade social etc. Apresenta, ainda, as motivações destes humildes jovens ao se aliarem ao “movimento”. Aqui está sabidamente a questão do status, salários exorbitantes e por aí vai...

O documentário nos revela ainda o viés ideológico do Comando Vermelho, em seu início, propagado por um de seus fundadores: “Gordo”.

São levantadas questões importantes ao longo dos 57 minutos de projeção, como a corrupção da polícia. É inquestionável: a polícia é notoriamente corrupta. No entanto, esta mesma sociedade que a crucifica, teria interesse de ter uma polícia isenta? Eu duvido.

Depoimentos polêmicos – mas nem um pouco absurdos – do então chefe da Polícia Civil, Hélio Luiz, dão o tom cético do absurdo que vivemos ontem, hoje e, concluiu o documentário, sempre.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial