Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cama de Gato

Quase que documental, Cama de Gato (2002), o longa dirigido e assinado pelo estreante Alexandre Stockler, é um retrato [comprovadamente] fiel da juventude classe média do país. Pseudo-intelectuais hipócritas que cospem filosofias baratas e pouco sustentáveis - sequer seguidas pelos próprios, vale lembrar.

Cristiano (Caio Blat), Gabriel (Caian Baladez) e Chico (Rodrigo Bolzan) são jovens de classe média, fiéis amigos que, em busca puramente da diversão pela diversão, se envolvem numa tragédia sem precedentes.

Cama de Gato é aturdidor. Com cenas chocantes e situações aparentemente (!) inconcebíveis [tamanha é a absurdeza], incomoda e segura até o final o mais indiferente dos seres. Stockler, portanto, acerta em cheio em sua estréia, com sua cinematografia do absurdo, mesmo com seu irrisório orçamento – aproximadamente R$ 13 mil. Não apela. Dosa magistralmente cada seqüência, a fim de que não soe meramente apelativo ou vulgar, associado a uma trilha escolhida a dedo.

Ao aceitar participar de ousado projeto, Caio Blat emplaca mais uma destacável atuação no cinema.

Os discursos finais só reforçam o até então aparente absurdo, que a trama nos apresenta ao longo de seus imperceptíveis 92 minutos.

Ratifico, por fim, a opinião de Sérgio Dávila que ilustra a capa do DVD, quando diz: “Se for assistir a apenas um filme brasileiro neste ano, assista Cama de Gato...”.

Marcadores: , , ,

2 Comentários:

Blogger daparafuseta disse...

Cama de Gato é muito bom mesmo, talvez um pouco explícito, mas não perde sua qualidade.
O que eu acho mais divertido, além da trama do filme, é que ele faz parte de um movimento chamado "T.r.a.u.m.a" (Tentativa de Realizar Algo Urgente e Minimante Audacioso)...
é uma versão brasileira a um movimento dinamarquês chamado Dogma 95, na busca de um cinema sem artifícios, um cinema 'mais real'.
Esse filme, Cama de Gato, me lembra muito "KIDS". Já viu? Assista, nem que seja pra odiar.

11 de agosto de 2009 às 23:57  
Anonymous Leandro disse...

O filme é bom, porem MUITO explicito né.
mas vale a pena ver, eu recomendo.
demorei seculos pra ver, mas valeu...

20 de dezembro de 2009 às 01:43  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial