Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

domingo, 16 de agosto de 2009

Invisibilidade continental - "Um grito de liberdade"

Do mesmo diretor de Gandhi (1982), Um grito de liberdade (Cry Freedom, 1981) é um registro biográfico (e político) baseado em livro de Donald Woods, acerca do pouco (ou nada) conhecido ativista sul-africano, Stephen Bantu Biko – mais uma das figuras oposicionistas ao regime inconcebível e truculento vigente à época.

Ambientado na África de 70, portanto ainda durante o apartheid, Biko (Denzel Washington – com sotaque carregado – em mais uma soberba atuação, que lhe rendeu indicação ao Oscar®) conhece e transforma o editor liberal de um importante jornal da região, Donald Woods (Kevin Kline), posteriormente encarregado de disseminar a palavra de seu novo amigo, Biko.

O arrebatador longa de Richard Attenborough é, sobretudo, um relato do horror, das condições bestiais que viviam
e o pior: vivem! , os residentes do continente africano, sob “égide” dos colonizadores. É infeliz e insuportavelmente acrônico. A África segue tão invisível quanto agonizante isso porque pedem nada muito além de condições minimamente humanas. Seguimos confortavelmente moucos.

Bela oportunidade, porém, para o mundo “descobrir” de fato! o continente, há no próximo ano, sendo a África do Sul anfitriã da Copa de 2010. Espera-se, portanto e a quem de direito, algo muito além do blush, batons e afins. A conferir.

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Blogger daparafuseta disse...

Esse filme é ótimo. Até comprei. hahaha
12,90 americanas :P

19 de agosto de 2009 às 22:04  
Anonymous Thamiris Kuhn disse...

Eu estou com este filme em casa. É de um amigo que é fã incondicional do Denzel (já não aguento mais ouvi-los - ele e você - falarem sobre o D.W.). Aparentemente o filme é bom. Verei - acredite!

25 de agosto de 2009 às 11:24  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial