Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O poder da palavra - "Edifício Master"

0000000000000000000000000000000000000000000Reprodução
Coutinho corrobora a força da palavra em ato

Lendo um trabalho de Consuelo Lins – a idealizadora deste documentário, aliás –, aprendi bastante sobre Eduardo Coutinho e pude comparar com pouco que sabia e que reparei nesta película.

O documentário de Coutinho é notoriamente a arte de filmar a palavra em ato, pura e sincera (ou algo muito próximo disso) de seus protagonistas: figuras geralmente interessantíssimas, que nos brindam relatando, emocionados, fragmentos de suas vidas. É deslumbrante, pra mim, o simples ato de sentar e escutar uma pessoa relatar, de coração aberto, sua história, seus momentos ou mesmo suas frustrações. Também por isso fiquei extasiado enquanto admirava esta obra.

Um documentário, quando bem feito, é fascinante. É preciso, no entanto, muito cuidado para lidar com o gênero. A linha entre o insuportável e o inebriante é tênue. Coutinho, porém, consegue extrair o máximo de seus entrevistados em Edifício Master (2002) o que, inevitavelmente nos cativa, com prazer, à obra. De forma incrível consegue, em meio à miscelânea que compõe o Master, depoimentos inacreditavelmente viscerais (mesmo os que se diziam avesso a entrevistas) de cidadãos comuns, muitos aparentemente inócuos.

A menos que esteja redondamente enganado, identifico com clareza o cinéma verité (cinema-verdade), à medida que autor se propõe a mostrar o deslocamento da equipe ou ainda quando se preocupa em expor justamente o que fora perguntado. O que em nada compromete a estrutura cinetográfica final. Pelo contrário. Eis a “verdade da filmagem”, surgida na Europa.

Edifício Master, de Eduardo Coutinho, é vencedor de inúmeros e inquestionáveis prêmios. Pudera.

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

"[...]figuras geralmente interessantíssimas, que nos brindam relatando, emocionados, fragmentos de suas vidas. É deslumbrante, [...]e escutar uma pessoa relatar, de coração aberto, sua história, seus momentos ou mesmo suas frustrações."
Melhor que assistir a um documentário assim, é realmente sentar com alguém que conte toda a sua trajetória de vida e imaginar um filme. Mas é imaginar, não com a personagem que vos relata, mas contigo. Por isso gosto e não me canso de ouvir o que os outros têm a dizer. E se forem idosos então... têm mais o que contar. Documentários fazem refletir. (Viajei aqui!)
Tschüss.

31 de agosto de 2009 às 21:51  
Blogger daparafuseta disse...

Coutinho é genial. Não consigo nem falar sobre o trabalho dele porque seria muito piegas. Sou fã. Ele consegue explorar coisas que estão na nossa frente, mas ninguém vê.

2 de setembro de 2009 às 15:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial