Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

domingo, 6 de dezembro de 2009

Do Começo ao Fim


Homossexualismo e incesto. Tudo que o diretor Aluizio Abranches, precisava para criar polêmica no seu terceiro longa metragem. Do Começo ao Fim, não é só isso. É sobre amor, “que para ser entendido é preciso que o mundo vire do avesso”. O filme é muito sensível e conta a história de dois irmãos que criam um laço muito peculiar entre eles. Filhos de pais diferentes, Thomas e Francisco crescem e se tornam um casal. Depois de adultos e órfãos de mãe, Thomas recebe um convite para nadar na Rússia, mas com isso ele terá que deixar seu irmão-namorado no Brasil.

Um tema incomum no cinema brasileiro que merecia ser um grande sucesso. Eu particularmente estava ansiosa pela estreia e fui correndo assistir. O longa tinha tudo pra dar certo: uma história maravilhosa, bons atores, duas cidades de pano de fundo fantásticas (Rio de Janeiro e Buenos Aires), mas não deu.


Pra começar a montagem é composta de fades, um atrás do outro. Com isso, o filme ficou dividido em blocos, como se fossem capítulos perdendo assim sua continuidade, detestei. Algumas cenas ficaram perdidas e fora de contexto, mesmo sendo necessárias para dizer algo. Como por exemplo, quando ainda crianças, o pai de Thomas briga com ele e Francisco o defende, dizendo que cuidará dele para sempre. Esta cena marca uma nova fase, como se estivesse assumido ali o relacionamento dos dois. Mas ela é colocada de uma forma que parece não significar quase nada dentro do filme, fica perdida entre outros cortes aleatórios. Outro aspecto que me incomodou, foi o de não ter sido explicitado nenhum tipo de discussão sobre a sexualidade ou sobre o rumo do relacionamento dos dois. Temos uns questionamentos da mãe, umas três vezes e depois existe a omissão dos pais em relação aos dois. Acredito que o diretor exagerou na história de amor sem mostrar como foi que ela se deu. Achei os diálogos fracos. A música que embala o filme é irritante e parecia estar ali para apelar por uma emoção que não existia. Não colou. E mesmo com todo o meu apoio ao tema, aos atores, aos personagens e a história, fiquei decepcionada com o resultado final da produção. Uma pena.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial