Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Caramelo

Caramelo (2007) é um longa libanês/francês, dirigido por Nadine Labaki, que também atua como protagonista.

Além de ser título do filme, o doce feito de limão, açúcar e água é usado para depilação no salão onde as cinco mulheres abordadas na história se encontram. Cada uma delas tem sua particularidade. Layale é amante de um homem casado e espera que ele deixe sua esposa para ficar com ela, Nirsine é mulçulmana e irá se casar, porém não é mais virgem, Jamale não sabe como enfrentar a velhice, Rose abdica a sua vida para cuidar de sua irmã mais velha e Rima sente atração por mulheres.

Todo esse mundo feminino é tratado com sutileza e com lindos tons em sépia na fotografia. A beleza está nos mínimos detalhes, onde as palavras não precisam ser ditas para que a situação toda seja entendida. Isso acontece algumas vezes no longa, deixando-o muito mais interessante. São metáforas usadas que trazem um brilhantismo na direção de Labaki. Os atores não são profissionais, mas isso não diminui em absolutamente nada a sua qualidade.

Um filme sensível, com histórias simples e que diz tudo através das suas imagens delicadas e seus cortes feitos sob medida. Explora tudo que há de belo na vida comum das mulheres e mostra seus problemas sem julgá-las. Pura beleza.

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Blogger Diego Mesquita disse...

O nome, no original, é esse? Foi preservado?

Se for, que milagre! Interessantíssimo esse título. Suscita algumas interpretações, além da curiosidade.

Vai pra lista.

30 de novembro de 2009 às 11:22  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial