Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cães de Aluguel



Naturalmente nenhuma pessoa precisa escrever nada sobre os filmes do Quentin Tarantino, pois estamos todos carecas de saber que ele é "O Cara". Falo isso como fã que já assistiu todos os seus trabalhos e como estudante de cinema. Independente de você gostar de filmes violentos, temos que admitir que os roteiros são fabulosos, com diálogos memoráveis e inteligentes. Então, hoje resolvi escrever sobre Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992), o primeiro filme d'O Cara.

Com um elenco quase totalmente masculino, Cães de Aluguel conta a história das consequências sangrentas de um roubo de diamantes que deu errado. Um grupo de criminosos atuam juntos no roubo, mas nenhum deles sabe a verdadeira identidade do outro, para que se torne impossível qualquer tipo de denúncia caso forem pegos. Sendo assim, os personagens são apresentados com apelidos, como: Mr. Pink, Mr. White, Mr. Brown, Mr. Blonde, Mr. Blue, Mr. Orange...
A partir daí, só precisamos relaxar na poltrona e assistir tudo que o Tarantino é capaz. Neste filme percebemos nitidamente a habilidade do diretor/roteirista de deixar o espectador estatelado na cadeira, impressionado com cada revelação da trama. As besteiras que os personagens falam durante o longa não são colocadas sem propósito, pelo contrário, são elas que fazem você desvendar a personalidade de cada um. As referências musicais usadas são ótimas e trazem um humor típico dos filmes do Quentin. Um exemplo disso é a cena dos criminosos reunidos, discutindo sobre o significado da música "Like a Virgin" da Madonna. Esta mesma me faz recordar a sequencia inicial de Pulp Fiction - Tempos de Violência (1994), onde temos um casal numa lanchonete, também discutindo (mais um marco do cinema na minha lista pessoal).

É muito esquisito escrever sobre filmes famosos e consagrados, pois parece que tudo já foi dito e que não há nada mais para explorar. Porém, Tarantino tem um magnetismo no seu trabalho fazendo com que quanto mais vezes for assistido, mais vezes é aclamado. Se eu puder indicar algum filme a alguém que não o conhece, eu diria se hesitar: assista todos.

Marcadores: , , , , ,

3 Comentários:

Blogger Diego Mesquita disse...

Tô gostando de ver! O texto evolui a olhos vistos. Esse vai, também, pra fila de espera, porque minha mídia acabou. Tenho que comprar mais um tubinho singelo.

O verde só que segue irritando, mas isso já vi que não adianta reclamar. rárárá

10 de setembro de 2009 às 09:03  
Blogger Diego Mesquita disse...

O filme tem alguns diálogos - como as indagações acerca de gorjetas - interessantes. Lampejos.

O elenco é ótimo.

A trama, por seu turno, vai do nada a lugar nenhum.

2 de novembro de 2009 às 01:37  
Blogger Unknown disse...

Cães de Aluguel é maravilhoso. Sem dúvida, este filme é catapultada para a fama pelo renomado diretor, como os críticos aplaudiram e até mesmo seus dias é considerado um filme de culto, no entanto nas bilheterias não foi muito bem. Dois itens que caracterizam muito é a participação de Steve Buscemi e, claro, o diálogo banal, em que os personagens masculinos estão engajados. Great!

27 de novembro de 2014 às 15:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial