Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Vício Frenético

Vício Frenético (Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans) é de 2009, porém só chegou às telas brazucas em 2010. Está no circuito e merece ser visto não só pela direção de Werner Herzog como pela surpreendente atuação de Nicolas Cage, ator que tem uma enorme carreira com muitos escorregões.

Após salvar um prisioneiro de afogamento em decorrência do furacão Katrina, o detetive Terence McDonagh (Nicolas Cage) é promovido a tenente. Com a coluna seriamente contundida, passa a depender de analgésicos para aguentar a dor. Um ano depois, está viciado em Vicodin e cocaína, mas continua trabalhando em nome da lei. Quando uma família de imigrantes africanos é assassinada, ele é nomeado para o caso e sai à procura do assassino. Mas seu próprio envolvimento em atividades ilegais compromete seus padrões morais e ameaça colocar sua missão em risco.

O filme é uma viagem. Acompanhamos o protagonista na sua decadência e sentimos junto com ele sua angústia. São acontecimentos absurdos, um após o outro, em consequência dos péssimos hábitos do tenente corrupto e viciado. Talvez, o que deixe o espectador mais chocado é imaginar que tudo que é abordado no longa, pode estar acontecendo fora das telas.

Um toque genial dado por Herzog são as cenas de delírio do protagonista. Caem como uma luva dentro do filme e são muito bem executadas. Em alguns momentos, pode-se confundir a realidade com essas alucinações. Brilhante.

Sobre a atuação de Nicolas como já disse no início do post, é surpreendente. Me arrisco a concordar com uma das frases contidas no pôster: “... a melhor atuação de Nicolas Cage nos últimos anos.” Eva Mendes, como sempre está estonteante do jeito que só ela sabe ser.

Obs.: Este é uma refilmagem de uma obra com o mesmo título de 1992, dirigida por Abel Ferrara.

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Blogger Diego Mesquita disse...

Não sei por que, mas nenhum dos dois atores me desperta interesse.

Prefiro acreditar em você e aplaudir da mesma forma.

12 de fevereiro de 2010 às 11:20  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial