Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Trainspotting

Filmes 'junkies' sobre jovens têm a tendência de cair na mesmice. São sempre atos inconsequentes que acabam em grandes tragédias, envolvendo drogas e sexo. Porém, Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?) consegue trazer todo esse tema à tona de uma forma impressionante em Trainspotting (1996).

O filme fala sobre o mundo das drogas, onde temos Mark "Rent Boy" Renton, um viciado que tem um grupo de amigos desajustados: o traficante casual Sick Boy, o fracassado Spud, e Begbie um psicopata violento interpretado por Robert Carlyle, que arrepia no papel.

Trainspotting é dono das cenas mais bizarras e inesquecíveis do cinema: um bebê morto que anda pelo teto, proveniente de uma alucinação do nosso protagonista, ao tentar largar as drogas. A seqüencia de abertura é fabulosa, onde temos Rent Boy correndo pelas ruas narrando em off um discurso maravilhoso "Choose Life" . E pra finalizar a lista, vemos também um mergulho no vaso sanitário na tentativa de recuperar as drogas perdidas. Além dessas "marcas visuais", nos deparamos com as atuações impecáveis de todos os atores.

São ínumeras qualidades que classificam esse filme como um dos melhores dos anos 90, e é essencial o fato de Boyle não tomar partido moral no longa. Trainspotting, é simplesmente o retrato da vida de muitos jovens que caem no mundo das drogas e sofrem pra sair, ou às vezes não pretendem sair. Mostra os limites que o ser humano pode chegar sem apontar o que é certo ou errado. Merece ser visto.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial