Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Ponte

A ponte (The Bridge, 2006) é um importante e belo registro documental, dirigido por Eric Steel (Shaft, 2000), acerca do lado desconhecido de uma das mais famosas pontes do mundo: a Golden Gate Bridge (detalhe), situada em São Francisco, CA/EUA e retratada a esmo em filmes hollywoodianos.

Esta, que é tida como uma das sete maravilhas do mundo moderno (pela sociedade americana de engenheiros civis), é também o lugar mais procurado por pessoas que decidem findar suas vidas.

Ao contrário do que se imaginou, o diretor não se limitou a mostrar seguidos suicídios. Teve a preocupação em colher depoimentos – ainda que muitas vezes confusos por serem sobrepostos - de familiares, amigos, conhecidos (até mesmo de pessoas que tentaram, sem sucesso, o suicídio) para tentar elucidar as razões que motivam um suicida a cometer tal atrocidade consigo. Alguns até demonstravam saber “lidar” com a morte. Ledo engano. Este é mais um ponto importante na obra documental: por vezes achamos que sabemos lidar com a morte. Só tomamos conhecimento do contrário quando ela, de fato, ocorre. Este tema, indubitavelmente, é um tabu da nossa sociedade.

A ponte é um documentário bem editado – salvo pelos confusos depoimentos supracitados –, bem finalizado, profundo e muito bem acompanhado por uma melancólica trilha sonora.

Marcadores: , , , ,

1 Comentários:

Blogger daparafuseta disse...

Nossa, gostei da temática! Vou procurar!

12 de agosto de 2009 às 00:33  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial