Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Suprema Felicidade

A Suprema Felicidade de Arnaldo Jabor se passa no Rio de Janeiro pós-guerra e conta a história de Paulinho, filho de uma dona de casa oprimida e de um aviador machista. A trama não linear mostra várias fases da vida de Paulinho que se depara com angústias, medos, descobertas e amor. Ao seu lado ele tem a bela amizade de seu avô - interpretado por Marco Nanini - que divide boa parte da trama com o protagonista.



Jabor optou por um filme repleto de referências à chanchada, cheio de nudez e palavrões, os cabarés, figuras clássicas como Marilyn Monroe, o famoso drama "O Morro dos Ventos Uivantes", etc. Também cria uma atmosfera melancólica e saudosista, tanto pela narrativa quanto pela linguagem adotada - em alguns momentos o filme perde a cor.


A trilha sonora convence e a forma que o homossexualismo aparece no longa é sensível e sutil. Entretanto as brigas, as prostitutas, o amor caótico, a boemia, o espiritismo, a atuação lamentável de alguns atores e os personagens rasos transformam o filme em pura infelicidade.

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Blogger Diego Mesquita disse...

Concordo com a tua crítica.

Jabor lançou olhar sobre uma determinada época do Rio e se valeu, ao que tudo indica, de um registro meramente autobiografico para compor a fita. Sem maiores contribuições reflexivas - ainda que com algumas frases que, se pinceladas, merecem atenção.

No campo de atuações, destaque para Marco Nanini (impecável), João Miguel (sempre no ponto das atuações), Dan Stulbach, Ary Fontoura e Tammy Di Calafiori.

Entre as "lamentáveis": Elke Maravilha e Jayme Matarazzo (inexpressivo).

Quanto às prostitutas, nenhum "senão", sobretudo porque interpretavam elas próprias, segundo o próprio Jabor. E o cenário é bem atemporal.

26 de junho de 2011 às 01:57  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial