Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

domingo, 16 de janeiro de 2011

Um dia de cão

John Cazale como "Sal" e Al Pacino como "Sonny"

Um dia de cão (Dog Day Afternoon, 1975) é baseado na história verdadeira do criminoso Sonny Wortzik, que decide assaltar um grande banco em Nova York e acaba se colocando em uma situação catastrófica. As coisas começam a dar errado logo no início, quando um dos companheiros de Sonny (interpretado brilhantemente por Al Pacino) resolve desistir do assalto em plena ação. Sua única companhia agora é Sal (John Cazale), que é nitidamente uma pessoa perturbada.

Diferente do que se pode imaginar sobre assaltantes, Sonny é uma criatura quase dócil que se preocupa com os reféns e não tem intenção de machucar ninguém. Seu único desejo é sair do banco são e salvo. A mídia e a população também fazem parte do cenário no qual o filme se desenrola, e aos poucos o carisma de Sonny contagia os novaiorquinos que passam a apoiá-lo, causando enorme frustração aos policiais. Uma cena emblemática é quando o assaltante sai do banco para recolher as pizzas que pediu - preocupado com a alimentação dos reféns - e joga dinheiro no ar para o público presente.

Além de todo o caos instalado, quando descobrimos o motivo do roubo percebemos o quão fascinante e surpreendente é a história.
Embora seja um filme dramático, Um dia de cão traz muitas cenas cômicas misturadas ao frenesi do enredo. Al Pacino encarna o "vilão" como nenhum outro poderia ter feito. Sidney Lumet acerta em cheio nas suas escolhas, tanto do elenco quanto das situações dramáticas.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial