Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Velho e o Mar


Como fiquei supreso e curioso ao descobrir que existia uma adaptação para o cinema de O Velho e o Mar (The Old Man and the Sea). O motivo é simples: o livro é extretamente maçante, mas igualmente poético, precisava urgentemente saber o resultado desta adaptação. A história gira em torno de Santiago, um pescador que está há 84 dias sem conseguir um peixe sequer, eis que, no 85º dia, se depara em alto mar numa briga incessante contra um espadarte.


Se no romance de Ernest Hemingway o leitor se identifica imediatamente com o pescador, o que dizer do filme, em que o personagem é interpretado de forma memorável por Spencer Tracy. A presença do ator é a principal razão pelo drama não ser algo monótono, mesmo que na maior parte tempo se passe no mar, e apenas com um personagem. Spencer sabe como ninguém transmitir o sofrimento, dor e a angústia vivida pelo pescador.


Vale ainda ressaltar a presença do garoto (Felipe Pazos
), que fora proibido pelos pais de acompanhar Santiago em suas pescas, por este último ser um azarado. Mesmo com uma atuação de Pazos abaixo do esperado, os dois personagens, mesmo com uma significativa diferença de idade, demonstram uma amizade intensa, que nos emociona até o último segundo de filme.

2 Comentários:

Blogger Diego Mesquita disse...

Thiagão,

Este certamente estará na minha lista de prioridades-cinematográficas-próximas.

Bela crítica.

Um abraço,

8 de outubro de 2011 às 12:27  
Blogger daparafuseta disse...

Eu gostei do livro, assisti uma adaptação em animação, mas desconhecia esta. Vou procurar assistí-lo. Obrigada!

17 de outubro de 2011 às 13:47  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial