Sucinta Crítica - Melhor visualizado no Internet Explorer

Assinar
Postagens [Atom]

 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro

Alexandre Lima00000000
Como Fraga, Irandhir Santos ofusca seu antagonista Nascimento (Wagner Moura)

Não é mais novidade para ninguém que, no primeiro longa da série de José Padilha, o roteiro - assinado por Padilha, Rodrigo Pimentel e Bráulio Mantovani - não foi respeitado. Em Tropa de Elite (2007), inicialmente, a história devia girar em torno de Mathias (interpretado por André Ramiro). A atuação destacada do Capitão Nascimento - possibilitada pelo estilo "câmera na mão" de Padilha - no entanto, obrigou a alteração, através da montagem, do roteiro original.

Já em Tropa de Elite 2, o enredo - assinado por Mantovani - é seguido à risca e responsável pelo claro amadurecimento ideológico da saga narrada em off por Nascimento. O filme tenta dimensionar o cenário anárquico ao qual estamos inseridos. Faz denúncias mais consistentes e presta, de fato, um serviço à população, que possivelmente não tem a exata dimensão do problema - ao contrário do que ocorre com o primeiro longa, cuja denúncia é pública, notória e, pior, incentivada diretamente por nós.

No campo de atuação, Irandhir Santos, na pele do ativista de Direitos Humanos Diogo Fraga, toma o filme para si com mais uma atuação memorável - a exemplo do que fizera como o vilão Noca, em Besouro (2009) -, tal qual Milhem Cortaz, que repete o sucesso de seu personagem (Capitão Fábio) através de um desempenho seguro e hilário. Nascimento (Wagner Moura) evoluiu junto à trama que promete registrar a maior bilheteria da história do cinema nacional.

Marcadores: , , , , ,

1 Comentários:

Blogger daparafuseta disse...

Sensacional. Adorei tua crítica.

10 de novembro de 2010 às 20:41  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial